No 188 - Ano XV - Setembro de 2011


Pedro Ochoa y Natalia Almada

 

Cantemos

(Tango)

Música:  Enrique Alessio                                                                                            Letra:  Reinaldo Yiso

No sé si fue el cansancio que te dejo la vida

o acaso la nostalgia te trajo junto a mí,

no quiero preguntarte, ni quiero que me digas

por qué me abandonaste haciéndome sufrir...

Me basta la alegría de verte nuevamente

me basta con tenerte igual, igual que ayer,

dejame que te abrace, dejame que te bese

que sienta como entonces que es mío tu querer...

 

Hoy estamos frente a frente y estas llorando... ¡Mi amor!

Que feliz me siento ahora con tus labios en mis labios

¡corazón a corazón!

Ya no recuerdo la angustia que tu ausencia me dejó,

ya no pienso en nada de eso, porque hoy siento que tu beso,

se clava en mi corazón.

 

Te fuiste, pero has vuelto, estás aquí a mi lado

no existe la distancia, ni existe más dolor,

no llores, vida mía, dejame que te bese,

que en este beso grande te doy mi corazón.

Parte da obra "Ventanita", de Edmundo Labourdette

Orquesta Juan Sánchez Gorio - Canta: Luis Mendoza
25/03/1954 Buenos Aires 1954 - Odeon

 

Assim se tece a história

 

 

Músico, maestro, arranjador e compositor, nasceu em Villa Crespo, Buenos Aires a 8 de janeiro de 1918.  Começou a atuar a partir de 1935, integrando um trio de bandoneones, quando foi convidado por Osvaldo Pugliese para integrar sua brilhante orquestra e com ela debutou em 1939 no histórico café El Nacional da calle Corrientes.  Permaneceu com Pugliese até fins de 1944. 

Em 1948 assumiu nova formação, deixando registrado com a mesma Mano cruel.  Em 1949, a direção da Odeon, conhecedora do seu talento, o levou a gravar como diretor de sua própria orquestra, os temas Tiny, de Pedro Maffia, El remate, de Alberto Pugliese, El recodo, de Alejandro Junnissi e Mi Buenos Aires querido.  No ano seguinte, Juan D'Arienzo convence Alessio a incorporar-se à sua orquestra como primeiro bandoneón e arranjador.  Ficou com D’Arienzo por sete anos, porém novamente a Odeon o contratou, e foi aí que ele rearmou sua própria orquestra, registrando Ríe payaso, Milonguita, Por las calles del tango e Y no pediste perdón, La cumparsita e CatamarcaDurante três anos tiveram grande sucesso suas atuações na Radio El Mundo, em bailes, cabarés e confeitarias.

De sua obra como compositor, destaca-se seu primeiro êxito com Alberto Castillo, o tango Se lustra señorTambém lhe pertencem Cantemos corazón, gravado por Libertad Lamarque e Carlos Di Sarli, Mi amor y tu amor, Te odio y te quiero, Pero te seguiré queriendo, De corazón a corazón, Papá, Un vals para mamá, os instrumentais Bien porteña e Julie, este último gravado por Osvaldo Pugliese en 1959.

Em outubro de 1999, o Concejo Deliberante de la Ciudad de Buenos Aires, o premiou com a Honra ao Mérito em reconhecimento à sua valiosa e larga trajetória na música popular.  Morreu em Mar del Plata, cidade balneária onde pouco tempo antes havia instalado sua residência, em 6 de setembro de 2000.

Fonte:  Abel Palermo para Todo Tango (trad. RM)