No 106 - Ano VIII - Outubro de 2004


Permitir... O conceito de deixar a coisa certa fazer-se a si mesma, sem dúvida, está ligado à natureza da oportunidade, à neces-sidade de escolhas e à essência da mudança.

É fascinante descobrir que processo leva uma pessoa a mergulhar no Tango. Eles tiveram a oportunidade de se relacionar com quem faz parte do ambiente, de ver um filme, sensibilizar-se num show durante férias em Buenos Aires, ler, escutar, ouvir falar... que se yo!

Então, por que não se aventurar e ser mais uma peça do movimento que virou uma grande família?

Sejam bem vindos! ...e sintam o parale-lismo entre o compasso e as batidas do coração.

A.D.R.

 

Cantemos

 (tango)

Letra: H. G. Pettorossi

 

Lo he visto con otra, te han dicho esta tarde,

Lo han visto con otra, con otra mujer,

que no lo querías, hacías alarde,

más hoy confesabas, tu hondo querer.

Ya ves vecinita, lo ingrata que has sido,

ayer te burlabas, de su pobre amor,

pero hoy una amiga, te ha dicho al oido,

lo he visto con otra, y llorás de dolor.

 

Tango...Tango!

vos que fuiste el amigo, confidente de su amor.

Tango...Tango!

hoy precisa de tu ayuda, para calmar su dolor.

Tango...Tango!

vos que estás en todas partes,

esta noche es la ocasión,

de que llegue hasta su reja,

el eco de la queja,

de un triste bandoneón.

 

Yo tengo mi pena,que llevo en el alma,

por una perversa,que no sé olvidar,

sus ojos muy negros,robaron mi calma,

y su cruel silencio,yo no sé llorar.

Ya ves, yo no tengo,tampoco alegría,

por eso me apena,de verte sufrir,

También en mis noches,muy tristes y frias,

las horas son largas,no puedo dormir.

 

Assim se tece a história

Guitarrista, maestro e compositor.  Seu nome era Horacio Gemignani. Pettorossi era seu sobrenome materno.  Tinha o apelido de "El Marqués".  Nasceu em Buenos Aires em 21 de outubro de 1896. 

Em 1915 debutou artisticamente no Teatro San Martín, em um conjunto de vinte guitarras.  A seguir, participou de diferentes companhias teatrais (Gonzáles Castillo, Alippi, Pepe Podestá), entre outras.  Em 1923, com o conjunto folclórico "Los de la Raza", viajou para Madrid, alcançando grande sucesso.   Após,  regressou  à Argentina,

para em 1924 viajar novamente, desta vez para Alemanha e França.  Em 1931, já de volta, atua no teatro.  Retorna à Europa, juntando-se mais tarde às orquestras de Eduardo Bianco, Juan Deambroggio e outras. 

Em janeiro de 1933 ingressou no conjunto de guitarras de Carlos Gardel, participando dos filmes "Esperame" e "Melodía de arrabal".  Viajou com o cantor a Buenos Aires e o acompanhou até 1934.  Após o falecimento deste, atuou no rádio. 

Compôs Galleguita e Fea, ambas com letra de Alfredo Navarrine; Angustias, cantada por Gardel; Esclavas blancas, "Lo han visto con otra" e o vals Noches de Atenas (lembrança de sua turnê pela Grécia) com letras próprias; Acquaforte, com letra de Marambio Catán; Silencio, com Gardel e Le Pera.  Faleceu na cidade de Mar del Plata em 25 de dezembro de 1960.

Fonte:  Todo Tango – Internet (trad. RM