No 190 - Ano XV - Novembro de 2011


 

 

Cantemos

(Tango - 1925)

Música:  Horacio Pettorossi                                                                                       Letra:  Alfredo Navarrine

Galleguita, la divina, la que a la playa argentina llegó una tarde de abril,

sin más prendas ni tesoros que tus lindos ojos moros y tu cuerpito gentil;

eras buena eras honrada, pero no te valió nada, otras cayeron igual;

eras linda, galleguita, y tras la primera cita fuiste a parar al Pigall.

 

Sola y en tierras extrañas, tu caída fue tan breve

que, como bola de nieve, tu virtud se disipó...

Tu ilusión era la idea de juntar mucha platita

para tu pobre viejita que allá en la aldea se quedó.

 

Pero un paisano malvado, loco por no haber logrado tus caricias y tu amor,

ya perdida la esperanza llegó a tu pueblo el traidor

y, envenenando la vida de tu viejita querida, le contó tu perdición

así fue que el mes pasado, te llegó un sobre enlutado que enlutó tu corazón.

 

Y hoy te veo, galleguita, sentada triste y solita en un rincón del Pigall,

y la pena que te mata claramente se retrata en tu palidez mortal.

Tu tristeza es infinita... ya no sos la galleguita que llegó una tarde de abril,

sin más prendas ni tesoros que tus lindos ojos moros y tu cuerpito gentil.

 

Guitarras de Diego Kvitko - canta:  Walter "Chino" Laborde

 

Assim se tece a história

 

Cantor, guitarrista, compositor e ator, nasceu em Buenos Aires (San Cristóbal) em 8 de dezembro de 1894.  Sua iniciação profissional deu-se em 1915 no teatro junto à dupla Gardel-Razzano e outros mais.  Em 1917 formou o grupo "Los hermanos Navarrine", junto ao irmão Julio, trabalhando nas melhores companhias e nos palcos de teatros consagrados, além de cabarés.  Em 1922 entra no conjunto "Los de la Raza" para atuar no Chile e em seguida na Espanha, com seu irmão, Bachicha, Melfi, Pettorossi, Ferrer, e outros aficcionados locais.  Também atuaram no Marrocos em 1923.  Regressou em 1924 e continuou fazendo teatro e com sua fama começou a atuar em rádio-teatro.

Sua primeira canção, La entrerriana, foi gravada pelo selo Nacional em 1922, e logo após Tucumana, ambas com música de Enrique Delfino.  Depois vieram Torcacita, Fea e Galleguita, musicados por Pettorossi, algumas gravadas por Gardel, que além dessas gravou Barrio reo (sua melhor obra) com música de Fugazot.  Gajito de cedrón, com música de Mario Pardo; Sos de chiclana, feito com seu irmão Julio e Rafael Rossi; ¡Oiga Amigo! e Lechuza, dois tangos também em colaboração com Julio Navarrine.  Também foram sucessos Estampa rea, primeira canção gravada por Mercedes Simone; Cielito de Buenos Aires, Ojos tristes, Falsedad, La condición, Copando, Amigos del 900, Cerrazón, 1937, Ronda de ensueño, lindo vals; Juana Tango, Esmeralda, Pobre corazón.

Discreto ao falar de Carlos Gardel, manifestou-se:   "Tivemos contato amistoso e artístico com Gardel em 1915 integrando o elenco no Teatro San Martín e fomos dos poucos que não mancharam com invenções estúpidas e mentirosas a memória de Carlitos na imprensa oral e escrita".  Colaborou na revista "T.V.O." em 1914, com seu pseudônimo "Pigmeo", e em filmes sonoros, anos depois.  Faleceu em sua cidade natal em 15 de abril de 1979.

Fonte:  Todo Tango – trad. RM