No 154 - Ano XII - Novembro de 2008
|
Convencionou-se que o sentido do baile é contrário ao dos ponteiros do relógio. Apesar disso, parece que em algumas milongas isso não existe. Na verdade, isto ocorre com aqueles que dão seus primeiros passos e ainda não conhecem a regra. Em se tratando de dançarinos experi-entes, isto é totalmente aceito por permitir a todos os casais que bailem comodamente no salão. Isto se liga com outra característica: há alguns anos somente se atreviam a entrar na pista de uma milonga aqueles que se sentiam seguros de sua perícia. Havia uma mística de que aquilo era muito sério, res-peitável e que devia ser feito da melhor forma possível. Ultimamente, também reflexo de uma certa massificação do tango, os neófitos se animam a dar seus primeiros passos não apenas nas práticas ou nas academias, mas também nas milon-gas. Enquanto muitos não conhecem as regras ou não as respeitam, subverte-se o espaço da dança, algo similar ao trânsito de veículos - bastam alguns poucos trasgredirem para que se instale o caos na circulação, e todos saem prejudicados. (R.M.) |
Cantemos |
(tango - 1946) Letra: José Rotulo Música: Alfredo De Angelis Vivo sin saber como puedo resistír esta fiebre que se aferra a tu querer son remolinos con tu nombre y mi locura con tu rísa y mi amargura que torturan mi vivír. Quiero no querer lo que sufro por vencer este viento de tristeza y soledad y nuevamente me aprisiona el remolino con tu sombra,.. con mi sino,.. sin salvación. Tu voz... vuelvo a escuchar tu voz vuelves en el adios y para que?.. te quiero así y para que?.. si tu querer, solo dejó mi corazón... sin su latír, sin ilusión... Tu voz...vuelvo a escuchar tu voz vuelves en el adios y el remolino con tu rísa y mi rencor y tu reír, y mi dolor y yo, que dí todo mi amor.
(Orquesta Francini-Pontier, canta Raúl Berón)
|
Assim se tece a história |
|
Pianista, maestro e compositor, nasceu em Adrogué, província de Buenos Aires, em 2 de novembro de 1912. Iniciou seus estudos musicais aos dez anos com o professor Guillermo Olson, maestro e compositor, tendendo a princípio pelo bandoneón; porém já em 1930 encontrava-se ao piano numa academia de dança. Em 1932 atuou com Anselmo Aieta, e dois anos depois acompanhava Graciano de Leone. Foi pianista do grupo de Daniel Álvarez, com quem formou o conjunto Álvarez-De Angelis. Debutou com sua própria orquestra no Café Marzotto em março de 1941 com os cantores Héctor Morea e Floreal Ruiz, com quem gravou seu primeiro disco. Entre suas múltiplas versões, há várias que demonstram seu estilo, com o acompanhamento de destacados cantores, por exemplo: Quien más, quien menos, Lunes, Marinero, Gloria, Cómo nos cambia la vida, Almagro. Alfredo de Angelis, além de ter sido um notável pianista e maestro com uma modalidade própria de características inconfundíveis, foi um extraordinário e fecundo compositor. Algumas de suas composições são: Remolino, Pregonera, La pastora, Alelí, Mañanita linda e El taladro, dedicado ao clube Banfield, do qual era simpatizante. Junto ao professor de Adrogué, cumpriram um papel fundamental os vocalistas, sendo Carlos Dante, Julio Matel e Oscar Larroca os que estavam mais identificados com sua orquestra. Fonte: Portal del Tango (trad. RM) |