No 137 - Ano XI - Maio de 2007


"Tangueros Morenos" - Marcela Troncoso (ARG)

Os desejos movimentam nossas vidas e não somente escravizam nosso pensamento, como ainda impulsionam todas as funções criativas.

O desejo é a primeira relação entre o homem e o mundo.  Por isso, a história da gente não é só a dos nossos desejos, mas também a história dos nossos fracassos.  Assim como desejamos alguma coisa a cada dia, em contrapartida nos é negada outra. Isto pode durar horas, dias ou a vida toda.  Mudam, aumentam, somem...

Desde as imprescindíveis necessidades filosóficas até as mais elevadas no campo intelectual. É como saber intelectualizar uma necessidade e a partir daí iniciar uma futura ação, como dançar tango!

Porém não é sempre que o desejo gera a ação - só resta aprender.  Assim, a questão torna-se espontânea, direta - acontece!

Desejar é simplesmente isso: uma manifestação.

Manifeste-se no salão!

(ADR)

 

Cantemos

(Tango)

Música:  Francisco Lomuto                                                                          Letra: Antonio Botta

Si soy así, ¿qué voy a hacer? 

Nací buen mozo y embalao para querer.

Si soy así, ¿qué voy a hacer? 

Con las mujeres no me puedo contener.

 

Por eso tengo la esperanza que algún día

me toqués la sinfonía de que ha muerto tu ilusión.

Si soy así, ¿qué voy a hacer? 

Es el destino que me arrastra a serte infiel.

 

Donde veo unas polleras no me fijo en el color...

Las casadas, las viuditas y solteras

para mí todas son peras en el árbol del amor.

Y si las miro coqueteando por la calle

con sus ojos tan porteños y su talle cimbreador,

le acomodo el camouflage de un piropo de mi flor.

 

Si soy así, ¿qué voy a hacer?  

Pa' mí la vida tiene forma de mujer.

Si soy así, ¿qué voy a hacer? 

Es Juan Tenorio que hoy ha vuelto a renacer.

 

Por eso, nena, no sufrás por este loco

que no asienta más el coco y olvidá tu metejón.

Si soy así, ¿qué voy a hacer?

Tengo una esponja donde el cuore hay que tener. 

Isidoro Cañones por Dante Quinterno

 

 

Assim se tece a história

 

Francisco Juan Lomuto foi pianista, maestro e compositor.  Nasceu no bairro de Parque de los Patricios, Buenos Aires, em 24 de novembro de 1893.  Aos 13 anos, compôs seu primeiro tango: "El 606", referido a um remédio chamado Salvarsán, indicado para o tratamento de doenças venéreas.  Dele existe um registro em disco pela "Banda Municipal de la Ciudad de Buenos Aires".  Durante vários anos trabalhou em casas de música, tocando as peças que lhe pediam os clientes.  Seu primeiro tango foi bem recebido e isso o animou a compor outros, que rapidamente chega

ram ao disco:  "El inquieto", "Río Bamba" e "El chacotón".  Francisco Canaro, em 1915, grava "La rezongona" e "Los Dardánelos".   Roberto Firpo, em 1917, "La revoltosa". 

Junto com seu amigo Francisco Canaro promoveu a idéia de constituir um organismo para a proteção dos direitos autorais. 

A idéia de formar uma orquestra o encontrou com suficiente autocrítica para reconhecer que precisava atualizar-se.  Para isso, recorreu ao amigo Francisco Canaro, que atuava no cabaré Royal Pigall e pediu-lhe para tocar em sua orquestra.  Foi aceito porque, além da amizade que os unia, Lomuto tocava bem, com muito ritmo.  Em pouco tempo tornou-se solista e gradativamente, começou a formar conjuntos com diversos e conhecidos músicos.  Porém, reconhecendo os limites de sua técnica, logo deixou o piano para dedicar-se inteiramente à função de maestro.

Com o advento do cinema sonoro, as orquestras tangueiras perdem um importante posto de trabalho, algumas desaparecem, outras se apresentam nos numerosos cafés e ainda outras chegam aos salões de baile ou palcos teatrais.  Nessa época, aumentam o número dos integrantes para compensar a péssima acústica dos lugares onde atuavam.  Sua orquestra teve uma personalidade bem definida, excelente ritmo, de proposta dançante, com muita musicalidade.  Destacou-se também por seus curiosos finais, com a sétima diminuída como característica.

Seguindo, como sempre, os passos de seu amigo Canaro, em 1932 começa no teatro com comédias musicais.  Estréia seus tangos "Papanatas", "Aunque parezca mentira", "Si soy así", "No cantes ese tango", "La canción del camino" e "Muchachita del campo".

Em 1936, é criada a SADAIC - Sociedad Argentina de Autores y Compositores, e Lomuto é designado presidente do Comitê Organizador.  Francisco Lomuto gravou com sua orquestra, entre 1922 e 1950, mais de 950 temas.  Falece em 23 de dezembro de 1950.

Fonte:  Todo Tango (trad. RM)

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