No 179 - Ano XV - Dezembro de 2010


Katiuscia Dickow e Cristovão Christianis - 1º lugar em Tango Cenário no Brasil Tango Championship 2010, Curitiba-PR

 

Existe uma história do Tango como gênero musical que nasceu e cresceu numa cidade onde aconteceram grandes transformações sociais de 1870 a 1920.

Nesse contexto, o 2 x 4 passou a ser popular e a fazer parte da massa, modificou a sociedade e alcançou a maior expansão musical no início do século XX.

A outra história do Tango leva a compreender o seu desen-volvimento não como uma mera expressão estética ou musical do Rio de La Plata, mas como uma eloquência discursiva das condições políticas, econômicas e socioculturais. Abre, assim, um leque de compreensões em relação às características de um povo.

Esta última é a nossa história no Tango, que terá as particularidades que nos representam baseadas nos sons fundos e detidos como tango noturno que medita no espectro de cada compasso, um por um, um por um...

A.D.R.

 

Cantemos

(Tango - 1942)

Música: Ernesto Rossi / Héctor Varela                                                                                 LetraAbel Aznar

 

La quiero porque ella es así con su corazón de grillo;

Le gusta lo mismo que a mí el café y el cigarrillo.

Sentarse a la mesa de un bar y sin plata, caminar...

Así como es rebelde y angelical;

Así como es azúcar, pimienta y sal.

 

La quiero así con su cara de muñeca;

la quiero así con su cabecita hueca.

La quiero asi con sus sueños de papel;

Y aunque siempre está en la luna

no la cambio por ninguna,

yo la llevo como el sol en la piel;

Soy feliz a mi manera,

y me gusta que me quiera

así como es.

 

La quiero difícil como es con su mundo diferente;

qué importa su mundo al revés y que cambie fácilmente!

Tampoco lo que hablen de mí porque yo la quiero así;

Así como es rebelde y angelical;

así como es azúcar, pimienta y sal.

Orquesta Héctor Varela - cantam Jorge Falcón e Fernando Soler

 

Assim se tece a história

 

Bandoneonista, maestro e arranjador, Ernesto Ovidio Rossi, nasceu em Guamini, província de Buenos Aires, em 8 de dezembro de 1916.  De família de músicos e tendo o pai como mestre, aprendeu aos dez anos a tocar violino e trompete.  Também estudou o bandoneón, seu instrumento preferido, ao qual dedicou sua vida.  Aos 21 anos chegou a Buenos Aires para tentar a sorte, conseguindo seu primeiro trabalho na Radio Belgrano. Mais tarde ingressa como músico e orquestrador no conjunto de Antonio Rodio, nas Radios El Mundo e Splendid.  Nesse período aprofundou seus estudos teóricos no Conservatório Nacional de Música.

Entre 1941 e 1944, foi primeiro bandoneonista na orquestra de Edgardo Donato, tocando em rádios, bailes e casas noturnas.  Em seguida, organizou o conjunto de Francisco Rotundo, onde ficou por onze anos como arranjador e primeiro bandoneonista. Em 1956, trabalhou nos arranjos para a orquestra de Héctor Varela.  Durante mais de uma década dividiu seu trabalho de intérprete com o de assessor musical da Editorial Perrotti, onde estão seus inumeráveis arranjos e variações para bandoneón.  Dois anos depois, forma seu próprio conjunto, debutando na Radio El Mundo e também atua em vários cafés, bailes e casas de show, além da Radio Belgrano, mas então o tango começou a perder o antigo vigor.  Em 1960, decide viajar para os Estados Unidos com o cantor Alberto Marino, onde atuou por 8 anos como solista e acompanhante na orquestra que se apresentava no musical da Metro, "Off Broadway" e também no Auditorium de Las Naciones Unidas.

Retorna à Argentina em 1968 e dedica-se ao ensino e participa exclusivamente na orquestra de Héctor Varela.  Foi muito produtivo como compositor, eis alguns títulos: "Bien bohemio", "Muchachos mi último tango", "Malvado", "Muñeca del Once", "Por qué me la nombran", "Siempre tu voz", "Pa’ que te oigan bandoneón”, "No me hablen de ella", grande êxito de Varela na voz de Rodolfo Lesica, "Me han prohibido quererte", "Así bailaban mis abuelos" e por último, a milonga " Azúcar, pimienta y sal", possivelmente, sua obra de maior difusão e a mais popular.

Fonte:  Julián Ortiz para Todo Tango (trad. RM)