No 132 - Ano XI - Dezembro de 2006


"Carlitos bailarín", gravura por Susana Delgado (ARG)

 

 

FILMANDO UM TANGO ARGENTINO

Essa paixão de passos,
fugas, ânsias e abraços
de um tango argentino.
Teus olhos filmam um bandônion,
o casal dança belezas sutis,
despedidas com saudades,
mar de histórias sensuais.
Palavras e beijos a alma imprime
e manda para os portos das memórias
de tantas navegações.
Teus olhos bailam em silenciosa catarse.
O filme da vida continua.

.
Luiz Carlos de Souza
(do livro Viagem do Existir, Editora Booklink, novembro, 2006)

 

Cantemos

 

(Chacarera)

Música e Letra:  Mario Alvarez Quiroga

Canta Soledad acompanhada por guitarras

 

 

Por el camino del indio y el ánima de Don Ata
en su alazán montado lo vio pasar la vidala
el aire del cerro las flores del valle
se le enredan en el alma ay ay ay a Don Ata.

Una luna tucumana que alumbra piedra y camino
y junto a la pobrecita lo lloran montes y ríos
por Tafí Del Valle campos de acheral
también por la Banda y Lules igual por Amaichá.

La criollita santiagueña para aliviarla del frío
le teje un poncho pampa al payador perseguido
allá por Barrancas y por Salavina
la humilde con la vidala le busca guarida.

Ahí anda Don Atahualpa por los caminos del mundo
por una copla por lanza marcando los cuatro rumbos
que Dios lo bendiga lo tenga en la gloria
por tantos recuerdos lindos y por su memoria.

Un arriero solitario pasó por Altamirano
con un silbo nostalgioso en busca de sus hermanos
arriando sus penas por no encontrarlo
se fue yendo despacito del pago entrerriano.

Se viene aclarando el día por el Cerro Colorado
y en las esquinas del churqui se estrella un rayo cortado
despierta la añera por la gulchaqueña
San Francisco del Chañar y también Santa Elena.

Un aire de Buenos Aires le dio su canto de viento
y se durmió en una huella en un estilo sin tiempo
allá en Pergamino tal vez Santa Rosa
lo llora toda La Pampa en una bordona.

 

Assim se tece a história

 

 

Música folclórica argentina, encontrada em todo seu território, é conhecida e praticada em quase todo o país.  Sua origem é difícil de deternimar, tem parentesco com outras espécies como El Gato, El Escondido, El Marote, El Palito, El Ecuador e El Remedio, entre outras.  É uma dança alegre e vivaz, em que os dançarinos dançam soltos - não se tocam - e independentes (evoluem sem conexão com os outros pares) e simulam um jogo de flerte e galanteria.

 Existem 4 tipos de chacareras perfeitamente diferenciadas na Argentina:

Santiagueña, Tucumana, Chaqueña (de Salta, do Chaco Salteño) e Cordobesa.

 No início de 1921, quando o Tangojá tinha cidadania firmada, irrompe na cidade o folclore santiaguenho.  A verdadeira música de origem foi trazida por Don Andrés Chazarreta.  A estréia foi no Teatro Politeama, em 17 de março de 1921.  A graça dos dançarinos e o frescor das canções ganharam de imediato o aplauso do público.  Atuavam na Companhia de Arte Nativa uns 30 gauchos que interromperam a labuta no campo para conquistar junto ao Maestro, com humildade e timidez provincianas, acompanhados de violões, bumbos, bandolim, harpa e flauta.  O comentário da imprensa da época foi unânime: "Nunca se viu em Buenos Aires algo tão puramente nativo, tão tipicamente nosso..." (Jornal La Nación - 18/03/1921).

(Consulta e tradução: R.M.)

VOLTAR - VOLVER