No 128 - Ano X - Agosto de 2006


O Boletim Rio Tango tem, mais uma vez, o prazer de realizar, de 21 a 24 de setembro, na Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro, o II Rio Tango Festival, evento internacional objetivando a confraternização dos povos através da cultura Tango.

Participe de bailes e shows diários, workshops de Tango, milonga, vals e ritmos brasileiros (Samba, Choro, Zouk e Forró), Cine Carlos Gardel, sarau literário, palestras, debates e teatro.

 

Cantemos

(Tango)

Música:  Juan Canaro                                                                                                  Letra:  Fernando Ochoa

 

El botón de la esquina de casa, cuando salgo a barrer a la vedera,

se me acerca el canalla y me dice: "¡Pst! ¡Pipistrela! ¡Pst! ¡Pipistrela!"

Tengo un coso ar mercao que me mira, que es un tano engrupido'e crioyo;

yo le pongo lo' ojo' p'arriba y endemientra le pianto un repoyo.

 

Me llaman la Pipistrela y yo me dejo llamar;

es mejor pasar por gila si una es viva de verdá.

Soy una piba con clase, manyen qué linda mujer...

¡La pinta que Dios me ha dado, la tengo que hacer valer!

 

Ya estoy seca de tantos mucamos, cocineros, botones y guardas;

yo me paso la vida esperando y no llega... el otario...

Yo quisiera tener mucho vento pa'comprarme o sombrero y zapato,

añaparme algún coso del centro pa' dejar esta manga de patos...

 

 

Assim se tece a história

 

Formado músico por seu irmão Francisco, debutou em 1917 como bandoneonista de sua orquestra, que na época tocava no cabaré "Royal Pigall".  Ficou muitos anos nessa formação, com ele viajando a Paris em 1925 e a Nova York no ano seguinte.  De volta à França, formou com seu irmão Rafael uma orquestra que percorreu vários países da Europa difundindo o tango até o 1931. Retornando a Buenos Aires, trabalhou em rádio, encabeçando seu conjunto, além de animar bailes e cabarés.  Sempre com formação própria, percorreu toda América e em 1954 chegou ao Japão, atuando com sucesso naquele país.

Ficou conhecido atuando nos famosos locais portenhos como "Armenonville", "Maipú Pigall", "Tabarís", "Casanova", "Royal Pigall".  Com sua orquestra, gravou para os selos "Victor", "Odeón" e "Pampa", acompanhado por famosos cantores como as irmãs Desmond, María de la Fuente, Irma Flores, Dorita Verdi, Susy Leiva, Aldo Campoamor, Fernando Díaz, Roberto Arrieta. 

Também com seu irmão Francisco fez suas primeiras composições: Mano Brava, Ave María, El Copete, El Atorrante, EI Bacarat, Clavelito, Un Capricho, Desengaño, Camarada, La Brisa, El Pinche (tangos); Estela e Mi Petite (valses).

No decorrer dos anos publicou várias outras, de grande sucesso, como: Ahí va el dulce, Cuando yo era pibe, Copa de ajenjo, El sabio, Abuelita, Santa Paula, Lágrimas de amor, Campo, Pipistrela, A su majestad, Bendita seas, El pangaré, Y a mí...¿Qué?, Sueño de muñeca, Quejas (tangos), Lo que vieron mis ojos, La noche que me esperes (valses), contando com os colaboradores Juan Caruso, Jesús Fernández Blanco, Carlos Pesce, Sosa Cordero, Fernando Ochoa.  Possuía um assovio extraordinário.

Foi muito amigo de Gardel, que deixou impressos com sua voz os tangos Desengaño, El pinche, Camarada e La prisa, com letras de Caruso.

Juan Canaro nasceu em San José de Mayo (Uruguai) em 23 de junho de 1892 e faleceu em Mar del Plata em 16 de março de 1977.

Fonte:  Portal del Tango (RM)