No 171 - Ano XIV - Abril de 2010


Study for Tango - Fabián Perez (ARG)

 

A função do tango é socializar, colocar sob o regime de associação, adentrar e incorporar as descobertas que o salão proporciona.

Assim como nos primórdios, comparado a Capricórnio, o 2 x 4 não atingiu o grau de plenitude que Aquário soube conduzir.

E numa chuva de estrelas surgiram os canaros parisinos, os terremotos rufinianos, as bordonas balcarcianas, as maripositas aietanas, os furacões darienzianos, as estações astorianas, as amarelinhas decareanas, as noites tristes contursianas, as queixas filiberteanas, as suítes troileanas entre cortes, colgadas, quebradas, espelhos, volcadas, todos e cada um necessários para obter as formas que permitiram e permitirão atingir o cumprimento dos desejos “...cuando yo te vuelva a ver, no habrá más penas ni olvido...”

Porém, Aquário é sempre a água que, embora turbulenta, tende a não perder a corrente, pode correr livre, mas retomando o leito firme que a natureza representa para, assim, descansar calmamente e se definir como o sentimento que bebemos a cada noite no salão.

(A.D.R.)

 

Cantemos

(Tango)

Letra:  Enrique Cadícamo                                                    Música:   Enrique Rodríguez

Conozco muchos que después de criticar se fueron a clavar en un cariño

y esos, después de reír, los he visto sufrir y llorar como niños...

Ahí nadie puede guapear porque he visto aflojar hasta el más sobrador.

Si no querés pifiar tendrás que caminar con cuidado en el amor.

Llorar, llorar por una mujer es quererla y no tenerla.

Llorar, llorar por una mujer es muy hondo padecer.

Vos, que pa'l amor fuiste retobao,

hoy tu pena es fuerte y te tiene arrinconao,

y hoy que no la ves  y que la querés

se te achica el alma, y recién sabés lo que es:

Llorar, llorar por una mujer...

Orquestra de Enrique Rodríguez, canta Armando Moreno

 

Assim se tece a história

 

 

Bandoneonista, maestro e compositor, nasceu a 8 de março de 1901.  Uns dizem que nasceu em La Plata, capital da província de Buenos Aires, outros argumentam que foi na Capital Federal.  Foi um fiel seguidor da linha de tango rítmico e tradicional de Edgardo Donato e Juan D'Arienzo.  Rechaçado pelos vanguardistas e adorado pelos dançarinos, sua orquestra foi muito popular nos anos quarenta e cinquenta, tanto na Argentina como no restante da América.  Seu estilo rompeu aquele das formações de sua época, porque incursionava em todos os gêneros, introduzia instrumentos não convencionais e seu repertório, sempre variado, apenas continha temas alegres ou românticos.  Porém quando compunha tango, percebia-se o som brilhante de uma orquestra entrosada, com arranjos simples mas de bom gosto e que, além disso, contava com ótimos cantores. 

 Seus primeiros passos com o bandoneón foram nos cinemas de bairro, como fundo musical de filmes mudos em dueto com um piano.  Quando surge o rádio na Argentina, participa formando pequenos conjuntos como os de Juan Maglio, Juan Canaro e Ricardo Brignolo.  Em 1926 debuta no sexteto de Joaquín Mora e logo depois integra a orquestra de Edgardo Donato.  Finalmente, em 1936 arma sua própria orquestra, que chamou "La orquesta de todos los ritmos".  Polcas, valses, tangos, foxtrots, pasodobles e rancheras são tocadas para o público que bailava e cantava os temas com entusiasmo e alegria.  Era a orquestra escolhida para animar festas e bailes, porque além de ser economicamente viável, não era necessário contratar outra para tocar tropical ou jazz.  Em 1937, a gravadora Odeon  o contrata com exclusividade, relação que se mantém por 34 anos, com mais de 350 gravações.  Compôs muitos temas, entre os quais:  Amigos de ayer, En la buena y en la mala, Iré, Llorar por una mujer, Son cosas del bandoneón, Yo también tuve un cariño, Lagrimitas de mi corazón, Tengo mil novias, todos com letra de Enrique Cadícamo; Adiós, adiós amor com Roberto Escalada; Café com Rafael Tuegols; Como has cambiado pebeta com R. Carbone; Flor de lis com Horacio Sanguinetti; entre muitos outros.

Os setores mais refinados do tango repudiaram seu estilo e o ignoraram, mas devemos resgatá-lo porque tudo o que fez foi bem feito, de modo profissional, até mesmo o que se consideraria de qualidade inferior.  Sobretudo, foi uma ótima orquestra típica, com um som belo e harmonioso, tanto para escutar como para bailar o tango.  Enrique Rodríguez veio a falecer em 4 de setembro de 1971.

Fonte:  Todo Tango (Internet) – trad. RM